Você já salivou só olhar para a foto de um prato de comida? Quando nos alimentamos, usamos todos os nossos sentidos para melhorar a experiência. O aroma e a aparência influenciam drasticamente o nosso paladar, porém outro mediador tem um papel tão importante: a textura dos alimentos. Seja crocante, cremoso, macio, receitas mais leves ou encorpadas, a textura faz a diferença em qualquer receita.

Não existe uma única forma de preparar nossos alimentos, assim, podemos gostar de diferentes texturas para diferentes pratos. É possível amar ovo frito, mas não ir com a cara de uma omelete. Ao mesmo tempo, a combinação de texturas pode trazer novas sensações gastronômicas.

Um bom exemplo são alimentos fritos, mais especificamente aqueles que são crocantes por fora, mas macios por dentro. O segredo desses empanados suculentos, como um bife a milanesa, é o amido de milho, um melhorador de texturas que reduz a absorção do óleo – evitando frituras que ficam “ensopadas”.

Textura também é som: quando mordermos um alimento crocante e ouvimos o satisfatório “crunch”, estão funcionando o tato em direta parceria com a audição. Ainda, alguns alimentos podem ser o que a gente bem quiser, como a versátil batata.

Para purês cremosos e leves, a batata rosa é uma ótima opção, já a inglesa é incomparável quando frita. E sabe o que na batata faz essa diferença? A quantidade natural de amido presente nesse tubérculo! É por isso que o amido de milho e textura andam de mãos dadas.

A importância de variar texturas

Nossa infância é um marco fundamental para a formação do nosso paladar. Quanto mais diversificada for a introdução alimentar, mais provável que você seja um adulto que come de tudo. Isso é útil para uma dieta mais rica e para o bem-estar do nosso corpo e mente.

Textura e humor: como combinar sensações

Cozinhar é uma atividade cultural e também individual, portanto criar regras na cozinha é perder boa parte da diversão que é comer. Mesmo assim, é certo que algumas texturas combinam mais com diferentes ocasiões:

  • Crocante = relaxante, ideal para finais de semana indulgentes
  • Cremoso = nostálgico, como um almoço de domingo com toda a família
  • Macio = acolhedor , receitas que trazem paz de espírito

Isso pode ser um bom guia para te ajudar a escolher o cardápio da semana! Aproveite e se inspire com as nossas receitas e dicas culinárias: